Diretoria realiza visita técnica na nova ETE de Bauru

Na manhã desta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a diretoria da Assenag realizou uma visita técnica na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Bauru – Vargem Limpa, que está sendo construída no Distrito Industrial 1, em um espaço de mais 15 hectares (15 mil metros quadrados).

O engenheiro e presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru, Eric Fabris, explicou sobre as etapas da obra, e adiantou que, possivelmente, essa ETE será a única no Brasil a ter o tratamento final com Ultravioleta. “Isso substitui o tratamento convencional, que gera muito trialometano, que não se dissolve e é altamente cancerígeno”, completa Fabris.

“No Dia Mundial do Meio Ambiente é muito icônico. Esse é o nosso grande evento do dia”, destacou o presidente. “Uma obra dessa importância é o sonho de vida de muita gente. Melhora a qualidade de vida da população, melhora o entorno do Rio Bauru, que ficou sempre conhecido por ser poluído e agora terá esse tratamento”, complementou o diretor de meio ambiente da Assenag Bauru, João Carlos Herrera.

A nova ETE tem data de entrega para 31 de dezembro deste ano e tratará 1.200 litros de esgoto por segundo de um total de 95% da produção da cidade. Os demais 5% permanecem sendo tratados pela antiga ETE.

Abaixo, os momentos da visita técnica.