Vem aí o 1º Seminário BIM – Assenag/ Crea-SP

Nos dias 17, 18, 19 e 20 de setembro, a Assenag Bauru, junto ao Crea-SP, promovem o 1º Seminário BIM, que acontecerá no auditório da associação. O evento é gratuito para sócios da associação e profissionais que possam registo no Crea-SP. As adesões para o público em geral custam R$ 100,00 e contemplam os quatro dias de evento.

O BIM (Building Information Model) é uma modelagem de construção e, através do uso de softwares, possibilita visualizar, antecipadamente, todos os passos desta obra, inclusive a quantidade de material que será utilizado, evitando assim retrabalhos e prevendo situações diversas.

A tecnologia é recente no Brasil, mas já aplicada no mundo todo. Por isso, a Assenag traz este seminário a Bauru, com o objetivo de oferecer atualização profissional, com renomados profissionais do mercado.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas previamente na secretaria da Assenag (rua dr. Duas de Mattos Sabino, 1-15. Telefone: 3202-8130).

Confira abaixo o cronograma completo do evento.

Mais informações sobre palestrantes e temáticas a serem apresentadas:

Cláudia Campos: sócio-diretora do ConstruBim

Tema da palestra – Introdução ao BIM – Modelagem da Informação da Construção

Descrição: Apresentação o conceito de BIM e seus usos mostrando como ele pode ser utilizado por todos os envolvidos no ciclo de vida da construção de um empreendimento. Evolução do estágio do BIM no mundo e no Brasil. Iniciativas do governo brasileiro, agencias, normas e inciativas privadas.  Principais ferramentas e a interoperabilidade entre as diferentes plataformas, principais manuais, guias e implantação.

 

Cesar Sitta (engenheiro civil) e Lais Simões (arquiteta) – ECOVITA

TEMA: Implantação de BIM em projetos voltados para obras do MCMV

DESCRIÇÃO: Apresentarão um case de implantação de BIM, abordando as vantagens obtidas nas extrações de quantitativos, estudos de interferências e desenvolvimento de pranchas executivas. Durante o case será apresentado os métodos, parametrizações e os resultados práticos alcançados com o projeto.

Minicurrículo dos palestrantes

César Augusto Sitta
Engenheiro Civil com ênfase em Gestão de Projetos, Lean Six Sigma Green Belt,
implantação e desenvolvimentos de Projetos em BIM – Building Information Modeling.
Certificação em Lean Six Sigma Green Belt, Certificação em Lean Manufacturing,
Pós-graduado em MBA, Gestão de Projetos, 2011 – 2013 pela Fundação Getulio
Vargas, Graduado UNESP – Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Bacharelado, Engenharia Civil, 2005 – 2010.

Laís Franchi Simões
Engenheira Civil com atuação no setor de planejamento, controle, orçamento, Lean
Six Sigma Green Belt, Certificação em Lean Six Sigma Green Belt, Certificação em
Lean Manufacturing, Pós-graduada pela USP em MBA Gestão de Projetos, Gestão de
Projetos, 2016 – 2017, Graduada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Bacharelado em Engenharia Campus Curitiba, Engenharia Civil, 2010 – 2015

 

Mairon Magrini – consultor Graphisoft

Tema: ARCHICAD e OpenBIM – Desafios de Implantação

Descrição: Trará uma breve apresentação inicial da história da GRAPHISOFT e o ARCHICAD e um resumo sobre o BIM nos últimos 30 anos. Ao final, apresentará os principais problemas e desafios na implantação do processo BIM e o que é possível fazer para contribuir para facilitar essa transição.

 

Mairon Magrini (engenheiro) e Juliana Breda – BILD

Tema: BILD e ARCHICAD – Um case de sucesso

História de implantação e implementação do ARCHICAD dentro da construtora Bild nesses últimos 4 anos. As principais dificuldades encontradas e a evolução do processo dentro desse período.

 

Adolfo Blasco – diretor da OBRAFIT

TEMA: BIM em grandes obras públicas – Central Plant 5 – Catar

Descrição: Apresentará a experiência como BIM Manager na construção de uma planta de resfriamento de água na Education City – Qatar Foundation. A execução da obra por uma construtora da Índia (TRAGS Engineering), contratada pela Astad Project Management (empresa de engenharia da Qatar Foundation). Todas as novas construções do Catar são obrigadas contratualmente a utilizar o BIM na concepção e execução. Na apresentação, abordará ainda sobre a utilização de Laser Scanning para checar a compatibilidade entre estruturas de concreto e aço construídas e sistemas, e também mostrar o fluxo de informações para elaboração, apresentação e aprovação dos projetos propostos em modelo 3D.

Minicurrículo

Analista de sistemas formado na Universidade Mackenzie, consultor BIM, Gerente de projetos e empreendedor.

Experiencias de implantação  de BIM no US Corps of Engineering (engenharia do exercito dos Estados Unidos) e BIM Manager em Doha – Catar.

 

Rogério Suzuki – RFS Consultoria

Tema:  IMPLANTAÇÃO DE BIM – RISCO OU OPORTUNIDADE?

Descrição: A palestra trará dados de mercado para atualizar os participantes dos principais movimentos no mercado nacional e internacional, além de demonstrar as oportunidades e riscos na implantação de BIM nas empresas da Cadeia Produtiva da Construção.

Minicurrículo

Rogério Suzuki – Arquiteto e Urbanista pela UFPR em 1992, Mestrado em curso de Inovação na Construção Civil pela Poli/USP – possui mais de 26 anos de experiência na aplicação e implementação de tecnologias para a indústria da Arquitetura, Engenharia e  Construção. Atualmente é Consultor para implantação de BIM/4D/6D, Business Development Manager para o Brasil da ARCHIBUS, Inc., membro Comissão ABNT CEE-134, professor convidado em 6 pós-graduações além de coordenar a Academia BIM do Sinduscon-SP e participar como Especialista do Comitê Estratégico BIM (CE-BIM) no Grupo Ad-hoc de Compras Governamentais.

 

Paulo Galvão – TECGRAF

Tema: “Revit – Ferramenta para projetos de Alvenaria Estrutural, Parede de concreto e Pré-fabricados ”

Descrição: A palestra foi projetada para demonstrar a necessidade de customizar o Revit para projetos de Alvenaria Estrutural, Paredes de Concreto e Pré-fabricados utilizando família paramétrica com ênfase em parâmetros compartilhados.

 

Paulo Galvão – Case

Tema: “Demonstrar o fluxo de trabalho REVIT/BIM da Construtora com o Escritório de Engenharia para projetos de alvenaria estrutural”

Descrição: No primeiro momento será demonstrado um caso real da vivência da Construtora com o Escritório de projetos estruturais no processo de troca de informações via REVIT/ BIM. Na segunda etapa será demonstrado como a Construtora emprega o modelo inteligente com a troca de informações entre Banco de Dados REVIT com a Gestão de Orçamento.