Notícias
Mantenha-se atualizado sobre o que acontece no mercado.


Curso de Capacitação – 4ª Revolução Industrial: a Era da Transformação Digital

A transformação digital é a transformação profunda de atividades, processos, competências e modelos empresariais e organizacionais para alavancar mudanças, a partir de um conjunto de tecnologias digitais.

O objetivo central da 4a Revolução Industrial, a transformação digital, utiliza o verdadeiro potencial da Internet das Coisas para transformar os processos de negócios em diferentes setores da indústria.

A Indústria 4.0 anuncia uma mudança fundamental na produção. As tecnologias de TI e Internet estão sendo usadas cada vez mais em produtos e fábricas. Pessoas, máquinas e meios de produção se comunicam ao longo de toda a cadeia de valores. No entanto, essas mudanças não acontecem apenas da noite para o dia.

A EAvolio, atenta a estas transformações, oferece este curso com o objetivo de capacitar as pessoas interessadas em entender e desenvolver habilidades para aproveitar as oportunidades e vencer os desafios trazidos pela Indústria 4.0.

4ª Revolução Industrial a Era da Transformação Digital Parte I: Introdução a IoT – Internet das Coisas

Conceitos, Definição, Arquitetura e Aplicações

Parte II: Introdução à Indústria 4.0

Estratégias para Implementação da Indústria 4.0

Conceitos, Definição e Aplicações

A Internet das Coisas (IoT) é uma rede de coisas conectadas à Internet. Essas coisas incluem dispositivos habilitados para serem conectados à internet. Estes dispositivos são utilizados em aplicações como: residências e edifícios inteligentes, Wearables, cidades inteligentes, energia inteligente, indústria inteligente, veículos conectados, saúde conectada, varejo inteligente, logística e transporte inteligentes, cadeia de fornecimento inteligente, agricultura inteligente, etc.

A Internet das Coisas está trazendo novos tempos de inovação em ciência e tecnologia que transformarão nossas vidas, nossos hábitos e comportamentos e até mesmo a forma como fazemos negócios. Estima-se que até 2020, tais inovações se tornem uma norma e que mais de 50 bilhões de dispositivos estejam conectados via internet. A IoT é, sem dúvida, a tecnologia que vai desempenhar um papel determinante no futuro do mundo.

A Internet das Coisas promove a convergência entre a área industrial e área de negócios, unindo Tecnologia da Informação (TI) e a Tecnologia Operacional (TO) e contribuindo para a transformação industrial (Indústria 4.0).

Objetivos

A primeira parte deste curso tem por objetivo fornecer uma introdução a IoT, com os principais conceitos, definições e aplicações, necessários para entender e implantar sistemas de IoT.

Com este curso, o participante obterá um conhecimento intermediário em IoT e um alto nível de conforto para lidar com seus conceitos e seus sistemas.

O programa tem por objetivo:

  • Apresentar o que é a Internet das Coisas e suas tecnologias;
  • Apresentar as oportunidades da IoT e mostrar a transformação da Internet das Pessoaspara a Internet das Coisas;
  • Descrever as principais tecnologias usadas para os Dispositivos (Coisas), Conectividade,Plataformas e Aplicações de IoT com ênfase especial no que faz de um produto ou sistemauma Coisa no mundo da IoT;
  • Descrever o estado atual e as tendências em todas as áreas de tecnologia. Usando muitatecnologia e exemplos de fornecedores, a discussão abrange os negócios, bem como asimplicações de aplicativos e soluções.
  • Após a conclusão, o aluno entenderá a plataforma e as tecnologias de aplicação usadas

na IoT e poderá identificar os principais fornecedores;

  • Conteúdo
  1. Conceitos e definição da IoT
  2. Arquitetura, componentes e tecnologias da IoT
  3. Aplicações da IoT nos principais segmentos industriais
  4. Conceitos e definição da IoT
  5. Arquitetura, componentes e tecnologias da IoT
  6. Aplicações da IoT nos principais segmentos industriais

page3image1344page3image1504

Parte II: Introdução à Indústria 4.0

Estratégias para Implementação da Indústria 4.0

A Indústria 4.0 é a transformação digital dos mercados industriais (transformação industrial) com a manufatura inteligente atualmente em primeiro plano. A Indústria 4.0 representa a chamada 4a revolução industrial em manufatura discreta e de processo, logística e cadeia de suprimentos (Logística 4.0), energia (Energia 4.0), transportes, serviços públicos, petróleo e gás, mineração e metais e outros segmentos, incluindo recursos industriais, saúde, indústria farmacêutica e até cidades inteligentes.

Avanços em TI resultaram em imensas melhorias no poder computacional em quase todos os dispositivos eletrônicos e recursos aprimorados para conectar tudo em uma sociedade cada vez mais conectada.

As plataformas digitais na nuvem fornecem uma tela perfeita para inventar novos modelos de negócios e algoritmos inteligentes para analisar dados e obter conhecimento para operacionalizar o uso por sistemas físicos cibernéticos.

Este curso apresenta os conceitos básicos para o início da jornada para em busca da implantação de uma indústria inteligente, baseados nas tecnologias da Indústria 4.0, nos sistemas ciber-físicos, nas técnicas de digitalização e capacidade de tomada de decisão inteligente.

Objetivos

Este curso foi desenvolvido para oferecer aos participantes uma introdução à Indústria 4.0 (ou à Internet Industrial), suas aplicações no mundo dos negócios. Os participantes terão contato com os elementos estratégicos e técnicos para as transformações organizacionais baseadas na indústria 4.0.

Conteúdo

  1. Indústria 4.0 – Definição, Características e Principais Componentes
  2. Tecnologias e soluções para a Indústria 4.0
  3. Desafios e benefícios na implantação da Indústria 4.0
  4. Modelos de Arquiteturas de Referência para a Indústria 4.0
  5. Metodologia para implantação de projetos na Indústria 4.0
  6. Pirâmide da automação e os novos modelos de negócios na Indústria 4.0
  7. Proposta para Implantação de um Projeto – Indústria 4.0

Público Alvo

Este curso tem como alvo, pessoas com diferentes formações estudantes e profissionais de nível superior (Engenharia, Tecnologia da Informação, Ciências da Computação e Gestão e outros) que desejam entender os conceitos essenciais da Internet das Coisas, IoT, como ela evoluiu a partir da Internet, quais são as principais tecnologias e sistemas e como ela é aplicada na indústria 4.0.

Pré-requisitos

Não é necessário nenhum conhecimento técnico aprofundado, mas ajuda ter um bom nível de compreensão sobre a Internet e tecnologias como computadores, web, comunicação pela internet, aplicativos de computador pessoal e smartphones.

Carga horária (partes I e II)

16 horas

Responsável

Prof. Dr. Edwin Avolio
EAvolio – Treinamento e Capacitação Técnica Profissional

Deixe um comentário

Não se preocupe, seu email não será publicado.

*

WhatsApp chat